HISTÓRICO DA ABPCF

Histórico da ABPCF

 

No Brasil a Psicanálise de Casal e Família tem sido divulgada por grupos de profissionais ligados a Universidades e Centros de Formação Psicanalíticos, tendo a região Sudeste e Sul do país congregado um maior número de interessados em aprofundar o conhecimento e intercambiar com colegas brasileiros essa nova área de estudo, pesquisa e intervenção clínica.
Em 2004, em um Congresso Internacional sobre Psicanálise de Casal e Família realizado em Paris surgiu a primeira semente para a formação da Associação Internacional de Psicanálise de Casal e Família (AIPCF). Na época, um grupo de brasileiros presentes, levantou o desejo de também constituir uma Associação Brasileira que congregasse especialistas da área. 
Com a fundação da Associação Internacional de Psicanálise de Casal e Família (AIPCF) em 2006, no II Congresso Internacional realizado em Montreal, a idéia de uma Associação Brasileira foi tomando mais corpo. Durante esse Congresso Internacional participava um grupo maior de brasileiros. Voltaram novamente a discutir sobre a necessidade de ser criada uma Associação Brasileira, com o objetivo de termos uma representatividade nacional. 
Nos anos seguintes, alguns colegas de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre organizaram uma série de eventos em parceria e  publicaram vários livros, com material apresentado nesses congressos. 
As várias atividades científicas realizadas fortaleceram o grupo e ampliaram os intercâmbios entre profissionais nacionais e internacionais. Como consequência, aumentou o número de profissionais interessados em se atualizar e de alunos desejosos de terem formação nesse campo de estudo. 
Esse processo de maturação se consolidou durante a realização do VII Congresso Internacional da AIPCF em 2016, em São Paulo, com a criação da Associação Brasileira.
Em 13 de maio de 2017 foi criada, oficialmente, a Associação Brasileira de Psicanálise de Casal e Família ao transformar em realidade o sonho que há tempos vinha sendo gestado por esse grupo fundador.

Associação Brasileira de Psicanálise de Casal e Família

  • Facebook Social Icon