Atualidades

“Atualidades” é uma nova página de nosso site, que estará sob a responsabilidade de Lourdes Costa e Sérgio Telles. Como seu nome diz, nela publicaremos, sempre no final de cada mês, novidades e noticias de nossa área, indicações de links com artigos e informações interessantes, bem como pequenos textos de associados e convidados.

2020

Março

Inauguramos o espaço com o instigante artigo, cujo link segue abaixo, sobre segredos de família. A autora é Karen Vallgarda, professora de História da Universidade de Copenhagen, O fato de não ser psicanalista deixa ainda mais instigante a questão por ela levantada – os segredos familiares devem ser expostos ou zelosamente mantidos? Ao contrário do espírito do tempo, que estimula o exibicionismo e as confissões públicas, especialmente nas redes sociais, a autora mostra como os segredos de família fazem parte de uma complexa teia de relacionamentos e compromissos afetivos e que seu rompimento e exposição podem ter consequências graves e imprevisíveis. Em tempos passados, diz a Vallgarda, “segredo” e “privacidade” eram praticamente sinônimos, o que não ocorre atualmente, quando se é muito sensível em questões liga das &agr ave; “privacidade”, ao mesmo tempo que se insiste na abertura de “segredos” em confissões públicas. O artigo é particularmente importante para nós, analistas de família, e levanta aspectos importantes que merecem uma reflexão. 

https://aeon.co/essays/why-family-secrets-should-sometimes-stay-under-lock-and-key

Abril

Neste número 2 de nosso boletim de Atualidades trazemos duas entrevistas da revista de psicanálise Percurso, publicação do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, que em 2019 comemorou seu septuagésimo número. A primeira delas, de René Kaës, saiu no número 55, em 2015. Chama a atenção a generosidade de Kaës ao compartilhar seu percurso como psicanalista em que clínica e teoria mantém forte diálogo pela escuta e criação.

Com narrativa clara e rica na descrição de momentos chaves, destaca como sua história, e aquela dos grandes movimentos político-culturais do século XX, tomaram corpo na direção de suas pesquisas. Da mesma maneira, evidencia os processos de formulação de suas questões e a gênese dos conceitos que propõe. Tais processos desenham-se aos olhos do leitor com tal nitidez que sua própria escuta clínica se vê convocada.

Aparelho psíquico grupal, processos de transmissão psíquica entre gerações, sofrimento psíquico nas instituições, polifonia dos sonhos, o próprio conceito de inconsciente, mal-estar contemporâneo, novas patologias, efeitos da violência de Estado, considerações sobre terrorismo (essa entrevista ocorreu à época dos atentados de Paris ocorridos em 2015), ganham destaque na construção desse campo em constante construção, que é intrinsicamente aquele da psicanálise e suas extensões.

A segunda entrevista é com Janine Puget e foi publicada em junho de 2019, na Percurso número 62. Marca forte de seu trabalho, sua presença lúcida surpreende a cada vez. Sempre atenta ao poder dos acontecimentos, seus efeitos, ao ser interrogada, interroga e remete aos desafios cotidianos da clínica.

http://revistapercurso.uol.com.br/index.php?apg=artigo_view&ida=1198&ori=edicao&id_edicao=55

http://revistapercurso.uol.com.br/index.php?apg=artigo_view&ida=1346&ori=edicao&id_edicao=62

Convidamos os membros da ABPCF, que quiserem destacar algum texto publicado, a nos enviar esse material com sua apresentação para que sua veiculação em nosso Boletim de atualidades seja providenciada. Solicitamos que as mensagens sejam encaminhadas para os seguintes e-mails: mairabonafe@gmail.com, lourdescosta@uol.com.br e setelles@uol.com.br.

2018

Livros

Em 2018 a ABPCF publicou pela Editora Escuta (São Paulo) o livro Psicanálise de Casal e Família – Desafios Clínicos e Ampliações Teóricas, organizado por Magdalena Ramos, Isabel Cristina Gomes, Maria Inês Assumpção Fernandes, Maria Lucia de Souza Campos Paiva, Ruth Blay Levisky e Silvia Brasiliano. Esse livro teve por base as apresentações completas do I Simpósio organizado pela ABPCF, denominado “Desafios na Clínica de Casal e de Família” e foi realizado em setembro de 2017 em São Paulo. Posteriormente foram incluídos textos relevantes para a nossa área escritos por outros autores.

Anais

Em abril de 2018 foi realizado o I Simpósio Internacional da ABPCF, dentro do II Colóquio Internacional da Rede Interuniversitária Grupos e Vínculos Intersubjetivos. Os anais podem ser encontrados em: http://newpsi.bvs-psi.org.br/eventos/anais.htm

Notícias

Ruth Blay Levisky e Silvia Brasiliano, da ABPCF, foram entrevistadas para matéria publicada pelo Jornalismo Junior da ECA – USP “Alcoolismo e quarentena: convivendo com a dependência em meio ao isolamento”. Confira em: http://jornalismojunior.com.br/alcoolismo-e-quarentena-convivendo-com-a-dependencia-em-meio-ao-isolamento/.